Necessidades - noção e classificação

 1. Escreve uma composição centrada nas necessidades que satisfazes quotidianamente utilizando dez dos termos que se encontram a negrito acima.

No nosso quotidiano pretendemos satisfazer várias necessidades. Para as necessidades múltiplas (multiplicidade) temos por exemplo a necessidade constante de querer bens que não possuímos mas que a sociedade à nossa volta possui (ténis novos, vestuário,...). Esta necessidade encaixa-se dentro das necessidades de importância terciária, sendo da maioria bens supérfluos, desnecessários só para ostentar. 
Outra característica das necessidades, são as de saciabilidade, isto acontece quando, por exemplo, quando temos fome e vamos comer, o primeiro prato satisfaz-nos mais que o terceiro ou quarto pois já vamos estar com a nossa necessidade completamente satisfeita. Esta necessidade faz parte das necessidades primarias, sendo indispensável à nossa sobrevivência e é também uma necessidade individual, pois esta só é sentida pelo próprio indivíduo.
Mais uma característica das necessidades são as hierarquizáveis, que são aquelas em que as nossas necessidades têm uma ordem de importância, como por exemplo no regresso às aulas, precisamos mais de comprar o nosso material escolar do que por exemplo roupa nova.
Para respiramos precisamos do ar, este não nos é cobrado, fazendo parte das necessidades não económicas.
Uma outra característica das necessidades é a relatividade, que varia consoante o tempo e o espaço. Actualmente a sociedade, independentemente da idade necessita de um telemóvel, enquanto que há 10 anos atrás não havia esta necessidade.
A característica da substituibilidade consiste na troca de bens alternativos para satisfazer a mesma necessidade, como no nosso pequeno-almoço, para satisfazermos a fome, tanto podemos comer um pão como podemos comer cereais.
Quanto ao facto de vivermos em sociedade, existem as necessidades colectivas, que são aquelas que só sentimos em grupo, como por exemplo a necessidade de socializar.


2. Qual das classificações acima estará mais relacionada com a Pirâmide de MaslowJustifica.

A classificação mais relacionada com a pirâmide de Maslow é a classificação quanto à sua importância, pois esta classificação permite-nos dividir as nossas necessidades em primária (indispensáveis à sobrevivência), secundária (necessárias mas não indispensáveis à sobrevivência) e terciária (supérfluas, desnecessárias, para ostentar e inúteis).

3. Qual das classificações acima estará mais relacionada com a Economia? Justifica.

Das classificações mencionadas acima, a que mais se relaciona com a Economia são as necessidades relacionadas ao custo, dentro destas fazem parte: A necessidade económica, implica bens com preço maior que zero, levando à escassez dos bens, originando o problema económico, e a necessidade não económica satisfaz as nossas necessidades com o preço nulo.



4. A alimentação é uma necessidade individual, sentida por todos. Justifica.

A alimentação é uma necessidade sentida individualmente estando nós em grupo ou não, sendo a alimentação imprescindível para sobreviver.


5. “A Revolução Digital em curso está a criar novas necessidades, mas menos empregos”. Comenta, referindo três exemplos.

Podemos comprovar que esta afirmação é verdadeira com vários exemplos.
Na restauração e hotelaria estas mudanças já são visíveis, muitos dos funcionários são facilmente substituídos por robôs/máquinas que conseguem exercer as mesmas funções, por vezes com mais eficácia e mais rapidamente e sem ser preciso remunerá-los ao final do mês.
Podemos também constatar isto nas livrarias, bibliotecas,... em que as pessoas têm mais facilidade em comprar/pesquisar online visitando sites do que se dirigirem a locais próprios que dão mais trabalho e despesas. 
Antigamente, para se ouvir música tínhamos que nos deslocar a lojas de discos e comprar os cd's individuais a preços altos, agora conseguimos ouvir a música que quisermos, quando quisermos com apenas um clique e sem gastar dinheiro.


Ana Sofia Lemos e Matilde Colaço
50/50

Comentários

Mensagens populares deste blogue

História e tipos de moeda (6-13)

Repartição funcional dos rendimentos