Teoria elementar da oferta

 1. Distingue volume da oferta de quantidade realmente vendida.

O volume da oferta corresponde à quantidade de um bem que os produtores desejam vender, enquanto que a quantidade realmente vendida não é necessariamente a quantidade que os produtores desejam vender.


2. Refere que a oferta varia com os objectivos das empresas, ou estratégias dos produtores.

Se um vendedor quiser conquistar o mercado, a aumentar a sua oferta, vai ter de implementar objectivos e estratégias, como sacrificar o seu lucro, baixando os preços dos seus produtos e assim venderão muito mais do que se quisessem atingir o máximo lucro.



3. Explica por que razão a oferta de um produto depende do seu preço.

A oferta de um produto depende do seu preço, pois estes variam directamente um com o outro, se o preço do bem n aumentar, vai haver um maior interesse pelo o produto por parte dos produtores e empresas, visto que vão desejar vender uma quantidade superior, gerando maior lucro.



4. Explica o efeito do aumento do preço dos outros produtos sobre o volume da oferta do produto N.

Se o preço de outros produtos aumentar, o volume da oferta desses bens vai aumentar também, gerando maior lucro, consequentemente o volume da oferta do bem n vai diminuir.



5. Verifica que o aumento do custo dos factores produtivos (trabalho e capital) torna mais caros os produtos nos sectores de actividade que utilizam mais intensivamente o factor produtivo que sofreu o agravamento.
Refere-te ao efeito do aumento do preço do petróleo sobre os diversos sectores da actividade económica.

O aumento do preço do petróleo vai afectar diversos sectores, nomeadamente os transportes, pois são estes que usam o petróleo mais intensivamente, estes também vão aumentar de preço que consequentemente vai afectar outros sectores de actividade económica.



6. Explicita o impacto do progresso tecnológico sobre o volume da oferta, referindo o seu efeito sobre os custos de produção.

Com o progresso tecnológico, os factores de produção, nomeadamente o trabalho vão diminuir, logo os custos de produção vão diminuir. E assim o volume da oferta aumentará, pois com custos baixos e maior produtividade no trabalho devido às máquinas, vai haver mais produção de bens e mais lucro.



7. Indica as variáveis de que depende o volume da oferta, explicitadas por Lipsey na função da oferta.

As variáveis de que depende a oferta são o preço do bem, o preço de outros bens, o preço dos factores produtivos, as estratégias dos produtores e o progresso tecnológicos e outros factores.


8. Explica como se chega à curva da oferta a partir da função oferta.

Passa-se á curva da oferta quando todas as variáveis ficam constantes, menos o preço e o volume da oferta, que variam directamente um com o outro.



9. Interpreta a inclinação ascendente da curva da oferta, referindo o incentivo proporcionado pelos lucros.

A inclinação da curva da oferta ascende quando o preço do bem aumenta, e a sua oferta também aumenta. Com o aumento a cada preço do bem, deseja-se mais, verificando-se a curva ascendente da oferta devido ao incentivo proporcionado pelos lucros.



10. Recorrendo às figuras 8.1 e 8.2 distingue variação da oferta de aumento da oferta.

A figura 8.1 representa a variação da oferta, que acontece ao longo da curva devido á subida ou descida de preço em relação ao volume da oferta.
A figura 8.2 representa o aumento da oferta, onde há deslocação de uma curva para outra à direita, em que a cada preço os produtores oferecem um volume maior.




11. Indica três factores que poderão ter estado na origem do aumento da oferta ilustrado na figura 8.2.

O progresso tecnológico, a baixa de preços de outros produtos e a baixa de preços dos factores produtivos utilizados.


Matilde Colaço e Ana Sofia Lemos 50/50




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades - noção e classificação

História e tipos de moeda (6-13)

Repartição funcional dos rendimentos