Custo de Oportunidade

  1- Explicita o conceito de custo de oportunidade. Ilustra-o referindo dois exemplos.

O Custo de Oportunidade é a melhor alternativa que um sujeito abandona, relativamente à alternativa que escolheu.
Como por exemplo, se um sujeito tiver 10 euros para almoçar, pode comprar um bitoque a 6 euros ou um peixe grelhado a 9 euros. O sujeito ao escolher o bitoque para o seu almoço, o peixe grelhado passa a ser o seu custo de oportunidade. 
Uma fábrica vai começar a fabricar vestuário e calçado, sabendo que o calçado vai dar mais lucro, tem que gerir de forma a que a beneficie, fabricando menos vestuário e mais calçado. Logo, o vestuário vai ser o seu custo de oportunidade, prescindindo de fabricar o vestuário em maiores quantidades.


2. Utilizando o conceito de custo de oportunidade, confronte a hipótese de terminar o Ensino Secundário aos 17 anos com a alternativa de o terminar mais tarde.

Acabando o secundário aos 17 anos iremos ter mais vantagens para nos formarmos mais cedo, obter um emprego e uma fonte de rendimento, tornando-nos independentes. Para isto, é necessário abdicarmos de momentos de socialização, sendo este o custo de oportunidade. Ao invés que se acabarmos o secundário mais tarde, perdemos várias vantagens para o nosso futuro. Entramos para uma faculdade mais tarde e consequentemente no mercado de trabalho mais tarde e provavelmente teremos uma pior remuneração.

3. Compare o custo de oportunidade associado às aulas no ensino privado com as do ensino público obrigatório.

Indo para o ensino público, poupa-se dinheiro e obtém-se um ensino semelhante ao ensino privado, logo o custo de oportunidade vai ser o ensino privado, que foi a alternativa que abandonámos para podemos guardar mais dinheiro para nós.


4. Observe que a fronteira de possibilidades de produção apresenta os pontos em que é máxima a eficiência da economia na produção de espingardas e manteiga.
4.1. Explique porque não são alcançáveis pontos exteriores, como I.

O ponto I é um ponto inatingível, pois de acordo com o gráfico, não há capital suficiente para produzir tantos produtos.

4.2. Explique porque são ineficientes pontos interiores, como U.

Isto acontece quando, a produtividade económica não teve eficácia suficiente, ou quando por exemplo, ocorreu muito desemprego durante o ciclo depressivo da economia, não conseguindo atingir os objetivos.

5. Explique porque muitas vezes é difícil calcular o custo de oportunidade associado às decisões políticas ou à construção de infraestruturas.

Calcular o custo de oportunidade é muitas vezes difícil quando este está associado às decisões políticas ou à construção de infraestruturas, pois precisa-se de suportar toda a complexidade dos problemas reais. Podemos analisar tudo o que se passará, observar o que se passará depois, mas porém só podemos estimar os valores se a decisão do responsável não for tomada. 
 

Ana Sofia Lemos e Matilde Colaço
50/50

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades - noção e classificação

História e tipos de moeda (6-13)

Repartição funcional dos rendimentos