A taxa de desemprego situou-se em 6,4% e a taxa de subutilização em 12,0% - Setembro de 2021

 1. Com base na imagem acima, calcula a Taxa de Actividade, indicando as operações.

Taxa de atividade= População ativa: População total x 100

População ativa= Desempregados + população empregada

População ativa= 4832,9 + 325,1 = 5158

População total: 7678,6

Taxa de atividade= 5158 : 7678,6 x 100 ~ 67,2%

2. Com base na imagem acima, calcula a Taxa de Desemprego, indicando as operações.

Taxa de desemprego= desempregados: população ativa x 100
População ativa: 5158
Desempregados: 325,1
Taxa de desemprego= 325,1: 5158 x 100 ~ 6% 

3. Interpreta a Taxa de Atividade calculada em 1..

Em cada 100 indivíduos da população total, 67 pessoas pertencem à população ativa

4. Interpreta a Taxa de Desemprego calculada em 2..

Em cada 100 indivíduos da população ativa, 6 pessoas pertencem à população desempregada.

5. Utilizando as taxas de desemprego, referentes a Setembro de 2021, nos Quadros da p. 10 do destaque acima referido, justifica:

- o género mais penalizado pelo desemprego; 
É o género feminino, com um valor de 6,7% na taxa de desemprego, contra 6,2% da taxa de desemprego masculino. Este valor pode explica-se através de vários fatores, um deles ser Portugal, ainda, um país um pouco machista, em que as mulheres, em alguns casos, ainda não têm o seu verdadeiro reconhecimento profissional, outro fator é a mulher despedir-se por razões familiares, em que tem de ficar em casa a cuidar dos filhos. 

- o grupo etário mais penalizado pelo desemprego.
O grupo etário mais penalizado são os jovens com o valor de 23,7% na taxa de desemprego, contra uma taxa de desemprego de 5,3% dos adultos dos 25 aos 74 anos, uma vez que são mais novos, têm menos experiência, logo tona-se difícil para estes jovens arranjarem o seu primeiro emprego ou alguém que confie neles para lhes dar algum tipo de cargo.



6. Constrói um gráfico a partir dos dados no PORDATA, que evidencie as diferenças na Taxa de Atividade entre os géneros (F/M) e entre Portugal e a União Europeia. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview




De 1986 a 2020, a percentagem de população ativa masculina sempre esteve superior à percentagem de população ativa feminina. O pico de população ativa masculina foi em 1991 com cerca de 87%, enquanto que a percentagem de população ativa feminina, só alcançou o seu pico, recentemente, em 2020, com cerca de 80%. Desde que existem dados fornecidos pela União Europeia, observamos que, tanto a taxa de população ativa masculina, tanto a feminina, Portugal, até agora, tem os seus valores acima da média da UE.



7. Constrói um gráfico a partir dos dados no PORDATA, que evidencie que a Taxa de Desemprego afeta de forma diferenciada os diversos grupos etários. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview



A partir deste gráfico, observamos que a classe etária mais afetada pelo desemprego, desde 1983 a 2019, foi a classe etária dos jovens (menos de 25 anos) pois não conseguem arranjar trabalho com facilidade, enquanto que a classe menos afetada, foi a dos 55-64 anos, classe etária de pessoas mais velhas que trabalham mais, tendo em conta que têm mais experiência. Em 2010, observamos uma subida acentuada da taxa de desemprego em todas as classes etárias, devido à crise mundial que se sofreu neste período do tempo. Até 2019, esta subida tem vindo a ser recuperada, porém em 2020, verificamos que esta subida volta a aparecer, devido ao desemprego gerado pela pandemia.


8. Constrói um gráfico a partir dos dados no PORDATA, que evidencie que a Taxa de Desemprego afecta de forma diferenciada em função do nível de escolaridade concluída. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview



Através do gráfico acima, observamos desde 1998 a 2015, o grupo menos afetado pelo desemprego era o grupo de população sem qualquer tipo de escolaridade, pois como não eram informados o suficiente, eram utilizados como mão-de-obra barata em qualquer setor de atividade. Porém de 2016 a 2020, vimos estes valores a trocarem de posição, as pessoas sem nenhuma escolaridade começam a ter mais dificuldade para arranjar emprego, enquanto que o grupo de população com maior escolaridade começa a descer a sua percentagem de desemprego.



9. Constrói a partir da população desempregada à procura de novo emprego: total e por profissão anterior (PORDATA) um gráfico que evidencie como a percentagem de desempregados à procura de novo emprego varia com a profissão anterior. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview




Ana Sofia Lemos e Matilde Colaço
50/50

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades - noção e classificação

História e tipos de moeda (6-13)

Repartição funcional dos rendimentos