Teoria elementar da procura

 1. Distingue volume da procura de quantidade adquirida ou quantidade realmente comprada e vendida.

O volume da procura corresponde à quantidade de um bem que os consumidores desejam comprar e não propriamente à quantidade comprada e vendida.


2. “O volume da procura é um fluxo”. Explicita o significado desta afirmação.
É um fluxo pois não é uma compra momentânea/isolada mas sim algo contínuo, expressando em função do tempo. Ou seja, desejamos X quantidade numa semana/num mês/...

3. Indica as variáveis de que depende o volume da procura, explicitadas na função da procura.
O valor da procura depende das variáveis que a função da procura explicita. Essas variáveis são o preço de um bem (Pn), o rendimento familiar (Y1), gostos (G), preço de outros bens complementares ou sucedâneos (Pn1, Pn2,..., Pn-1) e outros fatores como publicidade, cultura,... 

4. Explica por que razão o volume da procura varia inversamente com o preço do bem.
Um aumento do preço de um bem ou serviço, resulta quase sempre da diminuição da sua procura pois quando o preço de um bem sobe os consumidores vão substituí-lo por um bem sucedâneo mais barato.

5. Explica como se chega à curva da procura a partir da função procura.
Através da função da procura, podemos chegar à curva da procura, supondo que todas as variáveis, menos o preço e a quantidade, se mantém constantes.

6. Interpreta a inclinação descendente da curva da procura.
Quando a inclinação é negativa, significa que quanto mais é elevado o preço de um bem, menor será a quantidade que os consumidores querem/podem consumir. 


7. Descreve o efeito ilustrado na curva da procura agregada (AD), quando se passou do ponto (P1, 
Através da mudança da curva de P1 para P2, verificamos uma descida de preços, consequentemente leva a que a procura pelo bem varie, Y1 para Y2.

8. Identifica a situação e descreve um possível efeito ilustrado em cada uma três imagens abaixo.


1) Situação: aumento da procura
Possíveis efeitos, que causaram o aumento da procura: Aumento dos rendimentos, aumento do preço do bem sucedâneo, diminuição do preço do bem complementar,...

2) Situação: Variação da procura devido ao aumento do preço
Há uma variação da procura, considerando todas as variáveis constantes menos o preço e a quantidade, se o preço aumentar, a quantidade produzida vai ser menos consequente da menor procura.

3) Redução da procura. 
Possíveis efeitos: Aumento do preço do bem complementar, diminuição do preço do bem sucedâneo, diminuição do rendimento das famílias,...




Ana Sofia Lemos e Matilde Colaço
100/faltou


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades - noção e classificação

História e tipos de moeda (6-13)

Repartição funcional dos rendimentos