Estruturas do mercado

 1. Observando a tabela, distingue concorrência pura de monopólio.

A concorrência pura consiste num grande número de vendedores de pequena dimensão a vender um produto homogêneo. Esta concorrência os vendedores e os compradores são obrigados a aceitar os preços. No monopólio existe apenas uma empresa de grande dimensão e têm um domínio total sobre o preço.

2. Indica as quatro hipóteses admitidas em concorrência perfeita.

O produto tem de ser padronizado, homogêneo ou indiferenciado; as empresa são aceitantes de preços devido à atomicidade; os fatores de produção são variáveis a longo prazo e há transparência do mercado, isto é, as empresas e consumidores têm informação perfeita sobre todos os preços a todo o momento.


3. Critica desenvolvidamente cada uma das quatro hipóteses acima.

Empresas aceitantes de preços- Muitos dos casos, os produtos são diferenciados e não homogêneos, por exemplo podemos diferenciar o produto pela marca como Nespresso e Nescafe.

Fatores de produção perfeitamente variáveis- Se variarmos o capital e o trabalho irá afetar os recursos ao novo produto. Sobre o trabalho, os adultos terão que abandonar as suas vidas, no sentido de terem de mudar de casa, ir viver para longe das famílias, aprender uma nova língua,... Pode ser muito difícil desenvolver oportunidades de trabalho adaptando-se a uma nova cultura.

Em relação à informação perfeita sobre os preços, nem sempre é verdade, pois devido a fatores como publicidade enganosa, influencia dos amigos ou promoções agressivas somos facilmente enganados em relação aos preços.

Empresas aceitantes de preço- Na concorrência perfeita, nenhuma poderá influenciar o preço do produto pois se o influenciar não o irá vender. Em alguns produtos, alguns produtores que abastecem o mercado podem influenciar os preços, porém não existe essa capacidade por parte dos produtores na concorrência perfeita.


4. Distingue concorrência perfeita de concorrência monopolística associando cada uma destas formas de mercado a uma das situações A ou B, acima. Justifica a resposta.

Na situação A, está representada uma concorrência perfeita, pois como têm uma reduzida dimensão têm de admitir os seus preços aos preços do mercado para venderem toda a sua produção, assim como se aumentarem os seus preços, os consumidores irão à procura do mesmo produto mas noutro local onde seja mais barato para satisfazerem as suas necessidades. A reta horizontal do seu gráfico, deve-se ao facto de ser aceitantes de preço.

Na situação B, está representado uma concorrência monopolística, isto é, uma quantidade desejada a cada preço. A sua principal característica é ter o seu produto diferenciado, ou seja, um produto com determinadas características que satisfazem as necessidades dos consumidores, fazendo com que mais consumidores se fidelizem á marca. A inclinação da sua curva depende desta fidelização, quanto mais a fidelidade dos consumidores, maior a inclinação e vice-versa.



Matilde Colaço e Ana Sofia Lemos 50/50






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