Repartição funcional dos rendimentos

 1. Explicita o conceito de repartição primária dos rendimentos.

A repartição primária dos rendimentos é a forma de como o rendimento se reparte pelos dos fatores intervenientes no processo produtivo, de acordo com a função desempenhada, ignorando as atividades do Estado. 



2. Apresenta os cálculos efectuados para obter o salário mínimo geral mensalizado(*) em 2022. (PORDATAJustifica o interesse deste cálculo.
(*)Valor anual (14 meses) dividido por 12 meses

Valor salário anual= salário mensal X 14 meses
Salário mínimo geral mensalizado = salário anual : 12 meses

705,0 x 14= 9.870 
9870 : 12= 822,5 euros - salário mínimo geral mensalizado

Os trabalhadores só trabalham 11 meses, mas no entanto são pagos por 14 meses, são pagos por 12 meses do ano mais dois meses de subsídios. O valor do salário mensalizado é importante pois representa a mensalidade que era paga aos trabalhadores se recebessem a mesma quantia todos os meses e é útil para compararmos países com práticas de pagamento diferentes.




3. Refere o rendimento primário:
a) Mais comum; 

O rendimento primário mais comum são os salários, pois grande parte da população são trabalhadores que são remunerados através de salários pelo trabalho que desempenham.

b) Que cabe aos proprietários;

O rendimento primário que cabe aos proprietários são as rendas, pois ao arrendarem as suas propriedades, quer sejam casas, terras ou armazéns, vão ser remunerados por rendas por quem os utilizar.

c) Associado aos empréstimos;

O rendimento primário associado aos empréstimos são os juros, pois o capitalista ao possuir financeiros pode cedê-los e assim receber uma determinada importância por esse serviço prestado.

d) Mais incerto.

O rendimento primário mais incerto são os lucros, pois corresponde à diferença entre as receitas das vendas e dos custos de produção. O empresário só conhece o valor dos seus lucros no final, daí a incerteza, pois pode haver uma produção em que os custos vão ser maiores do que as receitas (menor lucro) e outra produção em que as receitas vão ser maiores que os custos (maior lucro).




4. Calcula o juro resultante de uma aplicação de 500€ durante 5 anos, à taxa de juro (TANB) de 4%, pagando IRS à taxa de 28%.
NOTA: Apresenta os respectivos cálculos e a imagem obtida no Portal do Cliente Bancário.


juros= capital x taxa de turo x tempo
juros = 500 x 0.04 x 5 = 100 euros

com 28% de taxa de imposto: 
100 x 0.28 = 28 euros de imposto

juro líquido = juro simples - imposto 
juro = 100 - 28 = 72 euros





5. Organizaram-se os países da União Europeia em dois grupos contrastantes em termos dos ratings da dívida soberana:
  • Grupo Resgatados
    Portugal (recentemente era lixo)
    Itália (recentemente era lixo)
    Grécia (contínua lixo para qualquer agência)
    Espanha (recentemente era lixo)
  • Grupo AAA ou quase
    Alemanha
    Suiça (Switzerland)
    França
    Reino Unido
a) Indica a percentagem do PIB que cabe ao trabalho em cada país, utilizando os valores que se observam no Gráfico interactivo em 2021.

Países grupo dos resgatados:
Portugal- 48.8%
Itália- 40.7%
Grécia- 36.6%
Espanha- 47.5%

Países grupo AAA
Alemanha- 53.7%
Suíça- 58.0%
França- 51.4%
Reino Unido- 49.5% (2019)


b) Relaciona a repartição funcional do rendimento com o desenvolvimento dos países.

A repartição funcional do rendimento é maior quando o desenvolvimento dos países é maior, pois a percentagem do PIB que cabe ao trabalho vai ser maior, e como os salários são o rendimento mais comum, estes países vão ter salários maiores com o rendimento melhor distribuído pelo país. Como observamos pela tabela, o grupo dos países do AAA tem valores mais altos do PIB, porque são países mais ricos e mais desenvolvidos economicamente. Ao contrário do grupo dos resgatados que têm valores do PIB mais baixo, logo são mais pobres e não tão desenvolvidos.





6. Constrói com os valores disponíveis do (PIB na ótica do rendimento), um gráfico que mostre a evolução da percentagem das remunerações relativamente ao PIB, ie., a repartição funcional do rendimento. PREVIE




a) Comenta a tendência que observas na repartição funcional do rendimento no período em análise.

Como observamos no gráfico, existem dois picos de valores das remunerações, são eles no período da Guerra, devido à escassa mão-de-obra, e no período da revolução do 25 de abril, onde assistimos a mais trabalho com melhores salários. De resto, na maioria deste período, a percentagem que cabe ao trabalho nunca ultrapassa os 50%. Os valores mais baixos das remunerações no nosso país devem-se ao alargamento de 2014 da UE, onde entraram países mais pobres para a UE, concorrentes de Portugal, fazendo chegar menos dinheiro ao nosso país, e recentemente à crise financeira.
A tendência futuro é de um aumento progressivo ao longo dos próximos anos, devido ao aumento do desenvolvimento no país, com melhores remunerações. 



b) Verifica a possibilidade de em 2009, a subida da percentagem do PIB afecta ao trabalho derivar da queda do PIB.

Em 2009 o PIB caiu, originado pela crise financeira e com as remunerações a continuarem constantes, logo o rácio da percentagem do PIB diminuiu.






MATILDE COLAÇO E ANA LEMOS 50-50





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades - noção e classificação

História e tipos de moeda (6-13)