Poupança e investimento

 1. Justifique porque o conteúdo poupança foi abordado conjuntamente com o investimento.

A poupança foi abordada com o investimento pois esta é a maior fonte de investimento das empresas e famílias, na medida em que, as famílias realizam as poupanças e de seguida estas vão ser mobilizadas para a atividade produtiva através do investimento.



2. 
Refira o efeito da facilitação do crédito nos anos 90, sobre a taxa de poupança da sociedade portuguesa.

A taxa de poupança da sociedade portuguesa diminuiu com a entrada de Portugal na CEE e com o efeito de facilitação do credito, isto é, as pessoas tinham mais dinheiro vindo a Europa e podiam adquirir credito mais facilmente, e assim pensariam que, como tinham mais poder de compra, adquiriam mais bens, sem fazendo as suas poupanças como antes. Nos anos 90 com esta facilitação do crédito, não era necessário poupar grandes quantias antes de adquirir um bem mais caro, era mais fácil comprar e só depois pagar os créditos.



3. Identifique uma opção de poupança perigosa e sem qualquer rendimento.

A opção de poupança mais perigosa e sem qualquer tipo de rendimento são os entesouramentos pois é difícil encontrar um lugar seguro para guardar ouro, dinheiro, etc.,(corre risco de ser roubado) e não da origem a um rendimento.



4. Identifique o destino de poupança mais comum.

A mais comum são os depósitos a ordem, pois os fundos podem ser movimentados a qualquer hora, estando associada `a possibilidade de instrumento de pagamento.



5. Identifique a aplicação da poupança que contribui para o aumento da capacidade produtiva.

É o investimento, pois o empresário ao investir espera que as suas receitas sejam maiores que os custos de produção, de modo que esse investimento seja utilizado para o aumento da atividade produtiva.



6. Explique porque a taxa de lucro deverá ser superior à taxa de juro.

O empresário espera que no final da atividade produtiva, as suas receitas sejam superiores aos seus custos. O empresário pode contrair empréstimos para organizar a atividade produtiva. O custo dos empréstimos vai ser a respetivas taxa de juro. Logo, para obter lucro, convém que a taxa de lucro seja maior que a de juro. 



7. “A taxa de juro é o preço de equilíbrio que se estabelece entre quem procura e quem oferece liquidez”. Comente.

As taxas de juro estão relacionadas com depósitos de poupanças num banco. Quem procura liquidez pretende obter uma valorização do dinheiro, logo subindo a taxa de juro, as empresas vão ter mais dificuldades a contrair empréstimos para os seus investimentos, o preço desse investimento vai ser a taxa de juro das operações ativas. E
nquanto quem oferece liquidez pretende obter dinheiro retirado à conta do depositante, por prestarem serviços, logo se a taxa de juro subir também, os indivíduos vão ter mais um incentivo à poupança, aumentando os depósitos, a remuneração destes vai ser paga através da taxa de juro de operações ativas. 
Assim, a taxa de juro deve agradar aos dois, a quem procura e a quem oferece, isto é, consiste em emprestar a quem precisa de liquidez a um preço superior àquele a que captou poupanças.



8. Explicita as funções do investimento.

Existem 3 funções de investimento. A função de substituição consiste na compensação/substituição das maquinas e instrumentos que tem algum tipo de desgaste ou avaria, mantendo a capacidade produtiva. A função formação de capital, consiste na função do investimento real, permitindo produzir mais bens. E a função inovação, consiste na melhoria ou criação de novos de novos processos produtivos ou produtos.


9. Explicita o conceito de amortizações.

As amortizações podem ser definidas como o investimento necessario para repor o prejuízo/gasto das maquinas no período definido por 1/X, sendo X a vida útil da máquina. Por exemplo, se uma máquina tem uma vida útil de 15 anos, todos os anos se amortizam 1/15 para compensar o gasto.



10. Distingue investimento de reposição de investimento de expansão.

O investimento de reposição consiste no valor do investimento apenas que permite repor a capacidade produtiva. O investimento de expansão é realizado se o investimento for superior ao investimento de reposição, que permitirá aumentar a capacidade produtiva.




11. Define investimento líquido.

O investimento liquido ´e a aplicação do capital para obter lucros, excluindo as despesas de manutenção e reposição de peças, equipamentos e instalações.




12. Justifica a variação de existências como componente do investimento.

A variação de existências consiste na diferença entre as existências finas e existências iniciais, esta variação pode significar um investimento ou desinvestimento. 
Se for uma variação positiva (EF>EI) quer dizer que houve um investimento nos produtos que já se verificou num aumento dos produtos acabados. Se for uma variação negativa (EF<EI) quer dizer que houve um desinvestimento nos produtos, tal como acontece nos produtos sazonais.



Para ativar o suporte para o leitor de ecrã, prima Ctrl+Alt+Z. Para saber mais acerca de atalhos do teclado, prima Ctrl+barra.

13. Justifica uma elevada taxa de poupança e um elevado volume de investimento como elementos do mesmo “ciclo virtuoso”.

A poupança constitui a maior fonte de investimento futuro, tanto por parte dos particulares como por parte das famílias. Quando a poupança aumenta, a taxa de poupança aumenta e há maior investimento, consequentemente a formação do capital vai ser maior, sendo este indispensável ao crescimento e desenvolvimento das economias.



14. Entre os vários tipos de investimento, identifica o que mais contribui para:
a) o crescimento da economia;
investimento material, criando meios de produção

b) a inovação;
investimento imaterial, isto é, um investimento em bens não corpóreos

c) a especulação.
investimento financeiro, que representa os valores monetários transacionados





Matilde Colaço e Ana Lemos 50/50

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades - noção e classificação

História e tipos de moeda (6-13)

Repartição funcional dos rendimentos