Porque é que se mede a economia?

 1. - O que é que a Contabilidade Nacional mede?

A Contabilidade Nacional mede a atividade económica, através de indicadores dos Sistemas Nacionais de Estatística. Surgiu para medias as consequências da grande depressão da América, e a ONU generalizou-a na década de 50 devido a preocupações com o subdesenvolvimento do Sul.


2. - Porque é que se mede a economia?

É importante medir a economia para fins de análise económica quer do governo, empresas e consumidores. O governo deve saber como a economia se encontra para poder investir onde é preciso e saber quando é preciso. As empresas ao saber o estado da economia, conseguem tomar decisões estratégicas de produção. É importante para os consumidores também pois estes precisam de saber quais as melhores decisões a tomar acerca das suas escolhas económicas. 


3. - Porque é importante saber o que é o PIB?

É importante conhecer o PIB de cada país pois assim é possível fazer comparações entres os vários países e analisar a economia dos mesmos.



4. - O que é o PIB?

O PIB (produto interno bruto) é um indicador que representa a produção dos residentes num determinado local, num período de tempo.



5. - Como se calcula o PIB?

O PIB tem 3 formas de o calcular, pela ótica da produção, despesa e rendimento. A ótica da produção visa conhecer o valor do produto por cada setor de atividade, ou seja, que setores produzem determinados bens. A partir da ótica da despesa conseguimos ver qual o valor gasto nos diferentes setores institucionais, isto é, a despesa representa o consumo privado, o consumo público, o investimento e as exportações, excluindo as importações. E a ótica do rendimento diz-nos como o PIB é distribuído e pelos vários fatores produtivos, quanto maior for o PIB para o trabalho, melhor estará distribuído.
Com o ciclo gerado pelas famílias, ou seja, o rendimento que recebem pelo processo produtivo é dispensado no consumo, concluímos que a despesa nacional tem de ser igual à produção nacional, que por sua vez, tem de ser igual ao rendimento nacional.



6. - Até que ponto é o PIB representativo da actividade económica?

O PIB omite por vezes várias atividades económicas como por exemplo as domésticas que contribuem para o nosso bem estar mas não para o mercado, ou seja, para a economia registada. Por outro lado, há atividades que não contribuem para o nosso bem estar mas contribuem para o aumento do PIB, como por exemplo a construção de uma central nuclear. Devido a estas omições e variáveis, podemos concluir que o PIB não representa uma economia a 100%.


Ana Sofia e Matilde
50/50








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades - noção e classificação

História e tipos de moeda (6-13)

Repartição funcional dos rendimentos