Conceitos necessários à Contabilidade Nacional

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1_zRz8C5yFQ3ifmTPjFtO0eLHDVYa__IO8ll8jx_U0GU/edit?usp=sharing

Interpreta para 2015:

a) PIB a preços correntes: O PIB a preços correntes avalia a produção do ano 2015, a preços de 2015. Neste ano, o PIB foi de 179 713 159.

b) PIB a preços constantes: O PIB a preços constantes avalia a produção de 2015, a preços de 2016, o ano base. Em 2015, o PIB foi de 182 789 200.

c) Índice de preços implícitos no PIB: O conjunto de bens que em 2016 valiam 100€, em 2015 o conjunto de bens valeu 98,3€.

d) tcv: Em 2015 a produção em volume aumentou 1,8% em relação a 2014.

e) tcp: Em 2015 os preços da produção aumentaram, em média, 2% em relação a 2014



 1. Define sector institucional.

Setor institucional é um conjunto de unidades institucionais com as mesmas características.

2. Caracteriza os sectores institucionais do total da economia. Explica a necessidade de constituição destas categorias.

Existem cinco setores institucionais: 

Famílias: agrupam todos os agentes económicos enquanto consumidores e empresários em nome individual e profissionais liberais, têm como remuneração os salários, juros, rendas e lucros distribuídos e as transferências por parte de outros setores das receitas obtidas na venda de produção.

Sociedades não Financeiras: Sociedades produtoras de bens e serviços não financeiros. Os seus recursos resultam da venda destes.

Sociedades Financeiras: Sociedades produtoras de bens e serviços financeiros. Os seus recursos provêm da prestação destes serviços, nomeadamente bancos e companhias de seguro.

Administrações públicas: Produtoras de bens e serviços não comercializáveis e que efetuam a redistribuição do rendimento. Os seus recursos provêm dos pagamentos obrigatórios realizados por outros agentes.

Instituições sem fim lucrativo ao serviço das famílias: Prestam serviços às famílias ou gratuitos ou a preços simbólicos e os seus recursos provêm das contribuições voluntárias de associados, do Estado ou rendimento de propriedades.

É necessário constituir estas categorias para agrupar as categorias com comportamentos económicos mais semelhantes numa só para conseguirmos avaliar o seu desempenho na economia com maior rigor, isto é, aplicar um comportamento lógico.

3. Explica o conceito de território económico. Refere a sua importância na definição do PIB.

O território económico abrange o espaço terrestre, aéreo, águas territoriais, bases militares, embaixadas, navios e aeronaves, ou seja, propriedades de unidades económicas residentes. O território económico é importante para o PIB, pois o PIB corresponde à produção obtida num território económico. 
Se o centro de interesses de uma empresa efetuar operações económicas há mais de um ano no território nacional, vai aumentar o valor do PIB no nosso país . Já se uma empresa trabalhar em Portugal, mas tiver o seu centro de interesses noutro país, vai contribuir para o valor do PNB desse outro país, pois o PNB é obtido à custa de fatores de produção pertencentes às suas unidades residentes.


4. Distingue unidade residente de unidade não residente. Refere os turistas e os migrantes.

Unidade residente: Unidade que possui centro de interesses económico predominante no território económico desse país, isto é, realizando atividades económicas nesse país durante um ano ou mais.

Unidade não residente: Unidade que possui o centro de interesses económicos num país há menos de um ano.

Os turistas são unidades residentes do país de onde vivem, pois fazem operações económicas fora do seu território económico há menos de um ano. Os trabalhadores migrantes são unidade residentes do país onde exercem a atividade económica há mais de um ano, não do país de origem.


5. Identifica os ramos de actividade. Critica a hipótese de que cada ramo de actividade produz um único produto.

Os 38 ramos de atividade estão identificados no link acima da tarefa. (não conseguimos abrir)

A contabilidade nacional é uma simplificação do real, é um sistema de classificação. Nós sabemos que não se produz apenas 1 produto por cada setor, mas agrupam-se todos os que são produzidos para facilitar os cálculos. A representação da realidade económica exige um grande esforço de agregação para ser percetível. 




matilde e ana 50/50










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades - noção e classificação

História e tipos de moeda (6-13)

Repartição funcional dos rendimentos