Os Agentes Económicos

1.  Explicita os aspectos fundamentais da atividade económica.

Os aspetos fundamentais da atividade económica são:
- Consumo: Aquisição de bens para satisfazer necessidades (ex.: Compra de um alimento)
- Produção: Transformação de matérias-primas em produtos acabados, estes bens têm a finalidade de satisfazer as nossas necessidades (ex.: usamos a madeira para produzir um lápis)
- Distribuição: Transporte físico dos produtos do local de produção para o local de consumo. A distribuição consiste no armazenamento, transporte e o comércio. 
- Repartição do rendimento: É a distribuição das remunerações pelos fatores produtivos utilizados na produção. 
- Acumulação da capital: Através de investimentos, as empresas conseguem aumentar as suas capacidades produtivas.


2. Em Economia estudamos o comportamento dos agentes económicos, não de sujeitos económicos individuais. Porquê?

Em Economia o comportamento de sujeitos económicos individuais é imprevisível e irrelevante. Já o comportamento de um agregado de pessoas (agentes económicos) é previsível e relevante; o comportamento conjunto é regular, racional e revelante para o estudo da Economia, constituindo o seu objetivo de estudo.


3. Nas sociedades rurais grande parte da produção destinava-se a auto-consumo. Nas sociedades modernas a distribuição e o Marketing têm uma importância crescente. Refere alguns aspectos que sustentem estas afirmações.

Nas sociedades rurais, como não havia o Marketing nem a necessidade de ter bens excessivos, cada um produzia e consumia apenas o que o satisfazia. Atualmente, somos constantemente impingidos pelo  papel da publicidade, todos os dias somos informados de novos bens para consumir. Diariamente, somos abordados com várias estratégias de Marketing, levando-nos a comprar bens, mesmo já tendo satisfeito a nossa necessidade. 

4. As Empresas (não financeiras) produzem bens comercializáveis, enquanto o Estado produz bens não comercializáveis. Justifica definindo bens comercializáveis.

As Empresas (não financeiras) são as responsáveis pelo produção dos bens comercializáveis (como colégios privados, hospitais privados, ...), estas geram lucro devido ao seu preço ser mais elevado que o custo. Enquanto que a Administração pública (Estado), produz os bens não comercializáveis (escolas públicas, hospital Amadora-Sintra, ...) , não geram lucro pois o seu preço é menor que o custo.


5. Entre as diversas parcelas de rendimentos do capital, qual delas é mais incerta? Justifica.

Os rendimentos do capital dividem-se em quatro parcelas: salário, renda, juros e lucros.
A parcela mais incerta entre todos é o lucro pois só se conhece este valor no fim de um processo, podendo haver oscilações de preços. Já o salário, a renda e os juros são conhecidos desde o início.
 

6. Mostra, relativamente a três aspectos da actividade económica, que estes supõe a interacção entre os agentes económicos.

Para a satisfação das necessidades de uma família (agente económico), são utilizados bens, gerando o consumo (aspeto da atividade económica).
Na transformação das matérias-primas em produtos acabados, há a produção, encarregue às empresas não financeiras ou à Administração pública (Estado). Satisfazendo as necessidades das famílias.
Para que estes produtos acabados cheguem às famílias, tem que haver a sua distribuição através de empresas de transporte (não financeiras). Esta distribuição consiste na deslocação física para o local de consumo, englobando o armazenamento, o transporte e o comércio.


Ana Sofia Lemos e Matilde Colaço
50/50

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades - noção e classificação

História e tipos de moeda (6-13)

Repartição funcional dos rendimentos