Problemas económicos fundamentais

 

  1. Refira dois aspectos do seu quotidiano relacionados com os problemas económicos.
No nosso quotidiano podemos observar vários fenômenos relacionados com os problemas económicos. Quando vamos às compras e aumentam os preços, não podemos comprar tantos bens (inflação). Outro fenômeno que nos deparamos através dos media (rádio, televisão, jornais, ...) é a diferença entre setores que crescem mais que outros, como por exemplo os setores tecnológicos que cresceram mais devido à necessidade do ensino à distância, atualmente, do que por exemplo os setores culturais.


2. Porquê estudar Economia?

Estudar Economia irá ajudar-nos a analisar e formar melhores soluções em relação aos problemas económicos, melhorando a nossa qualidade de vida.

3.Identifique o problema económico fundamental.

O principal problema económico é a escassez de recursos para satisfazer as necessidades praticamente ilimitadas. A Economia deve analisar e arranjar as melhores soluções para estes problemas.

4.Refira como no dia-a-dia o problema da escassez relativamente ao tempo e ao dinheiro afeta diferentemente os jovens e os adultos.

A escassez do dinheiro e do tempo é sentida de diferentes formas pelos jovens e pelos adultos.
Os jovens, com poucas atividades por realizar, têm muito tempo mas pouco dinheiro, não tendo nenhuma fonte de rendimento para além dos pais. 
Os adultos têm menos tempo devido às inumerosas tarefas que têm a fazer mas têm mais capital, seja ela obtida pelo salário, lucros ou rendas.



5. Mostre através de um exemplo, como a produção de um bem tem em Economia implicações importantes a três níveis de referência.

Na produção de um bem, como na agricultura, conseguimos ter a precessão dos três níveis de referência, o Nível de referência económico, o Nível de referência tecnológico e o Nível de referência social. 
No nível de referência económico, um agricultor precisa de saber que bens e quantidades são necessários produzir para obter lucro, tendo os bens uma maior diferença entre o preço de venda e o custo de produção.
A Nível de referência tecnológico, o agricultor necessita de saber como produzir o seu bem combinando o trabalho com a sua capital, minimizando os custos, escolhendo o fator produtivo (mais barato) e usando-o mais intensivamente, maximizando o lucro.
A Nível de referência social, o agricultor deve saber para quem irá produzir. Os bens produzidos vão resultar em receitas, sendo repartidas em salários, lucros e rendas. Os trabalhadores são remunerados através de salários, os empresários obtêm os lucros e os proprietários as rendas.


MATILDE COLAÇO E ANA SOFIA LEMOS, 10ºSE1

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades - noção e classificação

História e tipos de moeda (6-13)

Repartição funcional dos rendimentos