Curva de Lorenz e Coeficiente de Gini

 1. Observando a imagem do extinto DPP aquirefere como evoluiu a repartição do rendimento em Portugal no período 1990-95.

A repartição do rendimento em Portugal de 1990 a 1995 piorou, pois como podemos ver no gráfico, a curva de Lorenz, neste período afastou-se da diagonal (igualdade absoluta do rendimento), mesmo em valores pouco notáveis. Enquanto que em 1990 a curva estava mais próxima da diagonal, indicando para uma melhor distribuição do rendimento, em 1995 e curva já estava mais afastada, explicando uma pior distribuição do rendimento em Portugal.



2. Considerando a distribuição de rendimentos nos países C e D:
Ficheiro de ajuda
a) Calcula o rácio S80/S20;

b) Constrói o Gráfico com as Curvas de Lorenz;




c) Calcula os Coeficientes de Gini.



https://docs.google.com/spreadsheets/d/12ppCafhGdNM-jDAsPmZJi2idypnwECRaWlZSykVcXqc/edit?usp=sharing   



3. Interpreta os valores obtidos nas alíneas do ponto anterior.

Na tabela anterior podemos observar, de acordo com todos os indicadores e com o coeficiente de Gini, que mede a desigualdade na repartição do rendimento através das curvas de Lorenz, que o país D, com uma curva mais afastada da diagonal e com um coeficiente S80/S20 mais elevado, indica-nos que é um país pior distribuído com uma distribuição do rendimento mais desigual (o rendimento dos 20% da população mais rica é 58,58 vezes maior do que o rendimento dos 20% mais pobres). Enquanto que o país C, indica-nos ser um país mais desenvolvido, com a sua distribuição do rendimento mais igualitária, pois a sua curva de Lorenz está mais próxima da diagonal (o rendimento do quinto quintil é apenas 8,38 vezes maior do que o rendimento do primeiro quintil).


4. Constrói um gráfico com os Coeficientes de Gini para 11 países, Portugal e 10 contrastantes (5 dos + ricos e 5 dos + pobres) da UE, considerando os dados de 2011-2019. Comenta a posição de Portugal relativamente aos restantes países que seleccionaste.

                                             ÍNDICE DE GINI

                    


Portugal, em relação aos outros países encontra-se numa posição menos favorável, pois o seu coeficiente de gini está aproximado dos países com valores mais altos, mais afastados do 0, isto é, mais afastados de uma distribuição igualitária, indicando para uma pior e desigual repartição dos rendimentos, tal como os países Espanha, Lituânia e Roménia. Embora que Portugal, a partir de 2017 começou a reduzir o seu coeficiente até 2019, potencializando um possível melhoramento da distribuição dos rendimentos.









MATILDE COLAÇO 100

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades - noção e classificação

História e tipos de moeda (6-13)

Repartição funcional dos rendimentos