Bens - noção e classificação

 1. Indica o critério de distinção entre bens materiais e serviços.

Bens materiais são todos os materiais palpáveis que assumem uma forma física. Os serviços são aqueles que implicam a presença de uma terceira pessoa e são prestados através de um trabalho.

2. Apresenta dois exemplos de bens materiais e dois exemplos de serviços.
Bens materiais: lápis e borracha
Serviços: consulta médica e cabeleireiro

3. Indica o critério de distinção entre bens econômicos e bens não econômicos.
Bens econômicos são aqueles que implicam um preço maior que zero, que obrigarão a optar por outros, colocando-se o problema da escassez e dos custos de oportunidade pois os orçamentos são limitados e precisam sempre do trabalho humano, daí o seu valor econômico. Os bens não econômicos são aqueles que têm um preço nulo, ou seja bens livres.

4. Apresenta dois exemplos de bens econômicos e dois de bens não econômicos.
Bens econômicos: computador e casaco
Bens livres: Ar que respiramos e passear

5. Indica o critério de distinção entre bens de consumo e bens de produção.
Bens de consumo são aqueles que se destinam ao consumo final e que já não vão ser mais transformados. Os bens de produção são os bens que se usam no processo de fabricação de outros, ou seja bens de consumo intermédio.

6. Apresenta dois exemplos de bens de consumo e de bens de produção.
Bens de consumo: Tecidos comprados por uma senhora e leite que ingerimos ao pequeno almoço
Bens de produção: Tecidos comprados por uma fábrico e o couro usado para fazer o calçado.

7. Indica o critério de distinção entre bens duradouros e bens não duradouros.
Os bens duradores são bens que podem ser utilizados múltiplas vezes na satisfação das nossas necessidades, já os bens não duradores são usados apenas uma única vez.

8. Apresenta dois exemplos de bens duradouros e de bens não duradouros.
Bens duradores: Televisão e calculadora
Bens não duradores: Garrafa de sumo e uma pastilha

9. Indica o critério de distinção entre bens sucedâneos e bens complementares.
Os bens sucedâneos são aqueles que cumprem a mesma função, podendo ser substituídos, utilizando-se alternativamente. Os bens complementares são os bens usados em conjunto, complementando-se, não podendo ser substituíveis.

10. Apresenta dois exemplos de bens sucedâneos e de bens complementares.
Bens sucedâneos: Queijo ou fiambre no pão e botas ou tênis para ir dar um passeio
Bens complementares: Pão com queijo para comer e tinta e pincel para pintar um quadro

11. As máquinas podem substituir as pessoas no processo produtivo, mas a produção nunca ocorre sem máquinas e pessoas. Classifica os factores produtivos (capital e trabalho) quanto às suas relações recíprocas.
Os fatores produtivos são essenciais para o fabrico de bens, estes podem ser sucedâneos ou complementares. Para obter a produção de um bem, podemos complementar o trabalho e a capital. As máquinas produzem o capital e as pessoas trabalham, gerando o trabalho conjunto, por outro lado estes também podem ser bens sucedâneos, pois na produção, as máquinas podem substituir as pessoas para um trabalho mais eficaz (produção agrícola) e vice-versa (utilização de mão de obra na custura em vez de máquinas).

12. César das Neves apresenta uma série de “almoços digitais” gratuitos, mas conclui que “afinal, não há almoços grátis”. Explica como podem os sites continuar a obter lucros generosos, enquanto fornecem informação gratuita.
Pela internet conseguimos obter bens grátis através dos sites, estes sites obtêm lucros através das nossas contribuições, visitas, subscrições, publicidade, descarregando as aplicações,... Temos o exemplo da aplicação do ''Google Maps'' que obtêm os seus lucros através da utilização da aplicação (pesquisando destinos) e com a ajuda das pessoas na captação de imagens. 

13. Lê o texto Don TAPSCOTT, Tempo de transformação, reflectido sobre a mudança que se verificou no mundo da música, nos últimos 25 anos. Partindo da tua experiência, refere o impacto da Internet no mundo da educação.
Refletindo sobre o texto, observamos que a internet mudou muitas realidades como a do mundo da música, através de uma maior propaganda graças à internet. Em relação à educação, a internet teve também um grande impacto. A escola online já era/é usada como sistema nos ensinos superiores. Porém o ensino básico e secundário tiveram que se sujeitar a uma mudança urgente e implementar o ensino online. O ensino não considera o online como um sistema (como o ensino superior) pois os professores continuam a ter um papel muito importante presencialmente (tomar cuidados ao ensinar) e os jovens precisam de socializar. Dificilmente os professores se adaptarão a um ensino online.

Ana Sofia Lemos e Matilde Colaço
50/50

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