Lei de engel
NOTA: Utiliza o ficheiro do Excel, e no final posta no blogue o link de partilha do ficheiro.
2. Determina os coeficientes orçamentais das quatro famílias para cada classe de despesa. (No ficheiro)
3. Representa graficamente as despesas percentuais das famílias nas diversas rubricas de despesa. (No ficheiro)
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1AM8NudiwDxluaIIH-MB3V4-THctV4Yw--ZOGYLPp7h8/edit?usp=sharing
4. Verifica como a interpretação do quadro te conduz à Lei de Engel.
6. Analisa o gráfico que construíste no ponto anterior.
A partir do gráfico, conseguimos ver que as rubricas ''bens e serviços diversos'', ''restaurantes e hotéis'', ''educação'', ''saúde'', ''habitação, água, gás e outros comestíveis'', ''vestuário e calçado'' e ''alimentação, bebidas e tabaco'' aumentaram. Já ''lazer, recreação e cultura'', ''mobiliário, artigos de decoração, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação'' e ''vestuário e calçado'' foram diminuindo. Os dados não nos permitem desenvolver as explicações porque a soma das rubricas foi subindo.
7. Refere como o consumo varia com os seguintes factores extra-económicos:
a) Estrutura etária dos agregados familiares;
b) Estilos de vida (v.g. fast-food, consumos lights, desportos radicais, consumos com consciência ambiental);
Outro exemplo que temos é alguém que siga uma dieta vegetariana, não irá consumir os mesmos produtos que alguém carnívoro consumirá. O vegetariano gasta rendimento em produtos diferentes.
c) Moda;
A moda influência que produtos estão na tendência para consumo ou não. Somos então influenciados a comprar tendências, dando-nos uma sensação de concretização.
Por outro lado, também podemos considerar a moda ''pessoal''. Alguém que esteja acostumado a comprar produtos em lojas baratas e de fast fashion (Zara, Pull&Bear,... ), não terá as mesmas despesas que alguém que esteja acostumado a comprar em lojas caras ( ''Luis Vuitton'').
Em suma, somos influenciados por vários aspetos relacionados com a Moda.
d) Publicidade;
O consumo está muito dependente da publicidade. Quanto mais propaganda um produto tiver, vai haver um maior conhecimento deste do que de outro que não esteja sujeito a qualquer tipo de publicidade, ou seja, mais publicidade leva a uma maior procura e uma mior procura leva a um maior consumo. Com este fator extra-económico conseguimos também ter conhecimentos de produtos longínquos, como um carro que já há num stand no Algarve e não em Lisboa, no nosso local de habitação.
e) Cultura.
O consumo pode variar consoante a cultura do indivíduo. Alguém que seja cristão irá consumir produtos relacionados com a Igreja, ao invés de alguém que seja Ateu e não terá essa necessidade.
Outro exemplo que podemos considerar é alguém que usufrua de ir ao teatro várias vezes por mês (por exemplo). Esta pessoa irá ter maiores despesas no setor de teatro do que alguém que não tem como hábito ir ao teatro e usufruir deste tipo de espetáculos.
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