Combinação dos fatores de produção

  1. Completa a tabela e interpreta a linha correspondente a Q=4.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Bq7aTnQm8tRV0CFr0dgFJtU9H3CgzTCqaLGpzdoFg4I/edit?usp=sharing

Quando a quantidade é igual a 4, o CTM (40) é o melhor pois há um custo unitário mais baixo.


2. Representa graficamente CT=CF+CV. Justifica a configuração das curvas.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Bq7aTnQm8tRV0CFr0dgFJtU9H3CgzTCqaLGpzdoFg4I/edit?usp=sharing

Quando a quantidade aumenta, faz com que o Custo Variável aumente, logo o Custo Total também aumenta. O Custo Fixo, mantém se fixo.


3. Representa graficamente a relação entre o Custo Marginal e os Custos Médios (CFM, CVM e CTM). Justifica a configuração das curvas.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Bq7aTnQm8tRV0CFr0dgFJtU9H3CgzTCqaLGpzdoFg4I/edit?usp=sharing

O custo total médio varia de acordo com o custo fixo e o custo variável, quando estes aumentam, o total aumenta também. O custo marginal médio, atinge um ponto mínimo e depois sobe, quando se cruza com o CVM e o CTM, é porque estes atingiram o seu ponto mínimo. Se o custo marginal é abaixo do médio, o custo médio decresce e vice-versa.


4. Indica a combinação óptima de factores correspondente aos salários de 5 ao custo da capital de 5,5 completando a segunda imagem deste post.

.


A)38
B)26.5
C) 26
D)35.5

A combinação ótima é a C, pois é quando o custo unitário é mais baixo.



5. Relaciona as economias de escala com a concentração que se verifica em muitos ramos da atividade económica: banca, automóvel, distribuição de combustíveis, distribuição a retalho, etc.
 
Verificam-se as economias de escala quando o aumento da produção é superior ao aumento dos custos, com um custo unitário reduzido. 
Os custos fixos constituem uma barreira a novas empresas, pois quando são elevados, apenas com um grande número de clientes é possível dilui-los, justificando assim a concentração de atividade.



6. Demonstra que a concentração das empresas ocorre nos sectores com mais elevados custos fixos, recorrendo à lei das economias de escala.

As economias de escala são aquelas que têm um rendimento crescente à escala, logo a concentração das empresas vai ocorrer nestas economias, com custo fixos mais elevados.
Em setores em que os custos fixos são reduzidos, o custo unitário aproxima-se do custo variável médio, estimulando assim a concorrência.



7. Relaciona as (des)economias de escala com a curva do custo médio.

Com o custo marginal maior que o custo médio, quer dizer que os custos aumentaram e temos um custo unitário elevado, designando-se assim de deseconomias de escala.





Ana Sofia Lemos e Matilde Colaço 50/50

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades - noção e classificação

História e tipos de moeda (6-13)

Repartição funcional dos rendimentos