A actividade produtiva e a formação dos rendimentos

 1. Refere duas medidas políticas propostas pelo RDH2015 tendo em vista a redução das desigualdades de oportunidades.

Duas medidas propostas para reduzir as desigualdades de oportunidades são:
1. A formulação e implementação de estratégias de crescimento em prol das populações pobres
2. Adoção e aplicação de políticas distributivas adequadas.

2. Partindo da definição do rácio S80/S20 explica qual seria o seu valor numa sociedade igualitária.

Numa sociedade igualitária, o rácio seria 1, pois a riqueza dos 20% mais ricos e dos 20% mais pobres seria igual.

3. Observando o rácio S80/S20 nos países da União Europeia, relaciona a equidade na repartição do rendimento com desenvolvimento, comparando Portugal com dois países contrastantes.

Quando o rácio S80/S20 é menor, quer dizer que há mais equidade. Quando há mais equidade, há um maior poder de compra geral da população, ou seja maior consumo, este maior consumo vai levar a uma maior produção, subindo a empregabilidade, havendo maiores rendimentos e isto tudo leva a um maior desenvolvimento. Assim, os mais pobres, ao receber maiores rendimentos irão conseguir comprar mais bens. Na Turquia através do rácio, podemos ver que o rendimento dos 20% mais ricos é 8 vezes, aproximadamente, maior que os mais pobres. Em Portugal observamos que os rendimentos dos 20% mais ricos são aproximadamente 5 vezes maior que os 20% mais pobres. A Filândia apresenta um rácio ainda menor, 3,83. Em Portugal e na Filândia, verificam-se estes valores pois são mais desenvolvidos que a Turquia, principalmente a Filandia. Verificamos então que quanto mais desenvolvido o país for, melhor estão repartidos os rendimentos e menor será o rácio.


4. Distingue rendimento de riqueza.

O rendimento é um fluxo monetário que podemos medir com o tempo que resulta da participação no processo produtivo como os salários. A riqueza corresponde ao stock acumulado de poupanças, nela estão incluídos os ativos financeiros como dinheiro ou depósitos e bens duradouros como terrenos e automóveis.


5. Distingue riqueza de capital.

Riqueza consiste no capital acumulado mas esta so passa a capital se a movermos para o processo produtivo. A riqueza tem que ter utilidade para passar a capital.


6. Distingue rendimento de transferência.

Rendimento consiste na remuneração ou conjunto de remunerações a um agente económico quando este cede um fator produtivo usado no processo produtivo. As transferências sao pagamentos que nao tem contrapartida de compra e venda de bens ou serviços (movimentos pecuniários desligados da produção).


7. Relaciona valor acrescentado com rendimento.

O valor acrescentado é a diferença do output com o input. Este valor acrescentado vai servir para remunerar os fatores produtivos nomeadamente o trabalho, através de rendimentos (salários, lucros,...)


8. Explica como necessariamente, do desenvolvimento do processo produtivo/actividade produtiva resulta a repartição primária dos rendimentos.

Para podermos usufruir dos fatores produtivos, vai ser necessario repartir o rendimento para os remunerar.


9. Além das disparidades salariais, refere outro factor que contribui para uma repartição do rendimento injusta.

Outro fator que contribui para uma repartição do rendimento injusta são os rendimentos do capital, apenas os mais ricos o têm. 


10. Explica as disparidades salariais em resultado dos seguintes factores:
a) Qualificações profissionais;
Quem tem maiores qualificações profissionais vai estar mais apto para desempenhar tarefas e trabalhos que quem tem menores qualificações nao vai conseguir, dai' receberem maiores salários.



b) Anos de experiência;
Quem tem mais anos de experiência passa a receber imediatamente maiores salários, do que pessoas que tenham acabado de entrar no mercado de trabalho daquela empresa pelo seu reconhecimento por e por recompensa.



c) Diferencial de compensação (poder de atracção das profissões);
Remunera-se melhor 
Determinadas profissões, exigem maior esforço físico, horas extras, maior risco de acidente,... Estas profissões exigem um diferencial de compensação.


d) Segmentação de mercados em grupos não concorrentes (carreiras/categorias profissionais).. 
Os salários são mais elevados quando há barreiras à entrada das carreiras, havendo por consequência escassez de profissionais


Ana Sofia Lemos e Matilde Colaço
50/50


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades - noção e classificação

História e tipos de moeda (6-13)

Repartição funcional dos rendimentos