1. Aponte algumas razões que podem conduzir a uma repartição do rendimento injusta, mesmo num mercado eficiente.

Mesmo num mercado eficiente pode haver repartição do rendimento injusta devido a factores como o local de nascença, da sua riqueza, da sorte na vida, das suas origens, `a classe etária que pertence, etc...


2. Distinga o rendimento pessoal do rendimento pessoal disponível.

O rendimento pessoal ´e o total do dinheiro recebido por pessoa/família, resultante dos rendimentos primários e secundários. Quando retiramos ao rendimento pessoal, os impostos directos e as contribuições pessoais, ficamos com o rendimento pessoal disponivel, ou seja, todo o dinheiro que a pessoa/família pode gastar ou poupar.


3. Considerando uma nova distribuição do rendimento, calcula nos 3 países:


a) A percentagem do Rendimento Nacional que cabe ao trabalho (Repartição Funcional do Rendimento);
b) Quantas vezes o salário máximo é maior que o salário mínimo (Leque salarial);
c) Em que país o rendimento se encontra melhor distribuído? (considerando todos os rendimentos, ie., a Repartição Pessoal do Rendimento);
d) O Rendimento per capita.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1u-ffuTh7VgT0tG8NIADRIZqotQEYjh3UFYVsvfAbu-8/edit?usp=sharing  


e) Comente os resultados obtidos nas alíneas acima.


Quanto à Repartição Funcional do rendimento, este manteve-se constante. O salário máximo nestas tabelas é sempre maior do que o salário mínimo, isto pode dever-se ao fato de que existem pessoas que recebem mais do que outras. O país em que o rendimento se encontra melhor distribuído ´e o pa´is 1 em todas as tabelas, como podemos ver a partir dos valores dos salários (quando maior o sal´ario, melhor a distribuiç~ao dos rendimentos do pa´is). Assim, podemos dizer que esse país ´e o mais desenvolvidos. O rendimento per capita manteve-se constante em relação a todos os países representados.




4. Refira três limitações do Rendimento per capita.

As tr^es limitaç~oes do rendimento per capita  s~ao: oculta as desigualdades existentes num determinado pa´is pela sua m´edia do rendimento, consiste numa economia nao registada e ignora as diferenças dos preços dos pa´ises comparados (um caf´e em Portugal ´e mais barato que no Luxemburgo).


5. O EuroStat, calculando o Rendimento pessoal disponível per capita real ajustado, já pretende responder a uma das limitações do Rendimento per capita. Qual? Justifique.

A Eurostat pretende responder ´a limitaç~ao das diferenças dos preços dos paises comparados, pois reflete o poder de compra das famílias em vários países da Europa, com n´iveis de vida diferentes a sua capacidade de investir em bens e serviços ou poupar para o futuro, contabilizando impostos e contribuições sociais e benefícios sociais monetários em espécie, e desta forma dando valores mais aceit´aveis para comparar os pa´ises.




6. Publica um gráfico com os valores do Rendimento pessoal disponível per capita real ajustado (PORDATA) para 11 países, Portugal e 10 contrastantes (5 dos + ricos e 5 dos + pobres). Comenta o gráfico. PREVIEW





De 2006 a 2017 estes 10 países tenderam a subir exceto a Grécia, que obteve uma grande descida, mas que mais ou menos em 2013 começou a subir. A Bulgária é o país com valores mais baixos, portanto, podemos dizer que é o país destes 10 em que cada pessoa recebe menos rendimentos. Já no caso do Luxemburgo, este é o país em que cada pessoa recebe mais pelo que trabalha (rendimentos) e em que os valores estão por volta dos 30000. Os outros países estão entre estes dois países mencionados. Os cinco paises mais ricos, sao onde se observam valores mais altos, pois tem rendimentos dispon´iveis maiores, ao contrario dos cinco mais pobres. Portugal encontra-se no meio destes.



Matilde e Ana 50/50


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades - noção e classificação

História e tipos de moeda (6-13)

Repartição funcional dos rendimentos